Categorias
Terrenos

Como escolher o terreno ideal?

Procurando um terreno para construir a casa dos sonhos? Essa é uma decisão importante e fundamental, que vai direcionar todos os passos do seu projeto, e é importante fazer uma escolha acertada, já tendo em mente o tipo de casa que você deseja e até mesmo pensando no bem-estar dos futuros ocupantes do imóvel.

Afinal, um terreno pequeno ou disponibilizado em um ângulo não muito favorável ao sol pode transformar o sonho em um incômodo, impedindo que você usufrua ao máximo da sua casa nova. 

Assim, é importante seguir algumas dicas para escolher o terreno ideal para você e sua família, dentre elas:

Observe a topografia do terreno

Um dos primeiros passos na hora de comprar um terreno é considerar a sua topografia: ele é plano? em aclive ou declive? Quanto mais inclinado ele for, mais complexo e caro será o projeto da casa nova, a qual, muitas vezes, terá que ter vários níveis, escadas e muro de arrimo.

Porém, existem algumas vantagens em terrenos em aclives ou declives, principalmente se ele confere uma vista panorâmica para a natureza ou cidade.

Confira a posição do sol

Para que a sua casa seja confortável, arejada e agradável o dia todo, é importante tirar o máximo de proveito do sol da manhã, mais leve e que não esquenta demais os ambientes internos. Assim, na hora de comprar um terreno, procure observar a posição do sol, descobrindo de qual direção ele nasce e se põe.

Isso será útil não apenas para evitar esquentar dentro de casa, mas também se você pretende construir uma área de lazer em sua casa, com piscina e varanda gourmet: o sol da manhã torna as confraternizações e a piscina mais agradável do que se ele aparecer somente a tarde.

Analise os vizinhos

Na hora de comprar um terreno, é importante verificar os vizinhos já existentes: que tipos de casas são construídas? elas conferem privacidade ao seu terreno? O padrão delas é condizente com o padrão da casa que você deseja construir? Se for um terreno em rua aberta, ela é comercial, movimentada? Ou possui vida noturna? 

Todos esses elementos ajudarão a definir o grau de conforto que você e sua família terá na casa nova, e também ajudará a ter uma idéia do quanto você terá que investir na construção, afinal, se o terreno estiver cercado de casas de alto padrão, você terá que acompanhar isso na hora de construir, e o inverso também vale: um terreno em um bairro de classe média não valorizará uma casa de alto padrão.

Ainda nessa parte de analisar os vizinhos, é importante conhecer a infraestrutura da região: que serviços e conveniência ela oferece? a região transmite segurança em todos horários do dia? Oferece opções de lazer e convívio social? Tem supermercados, parques, escolas e hospitais próximos? Você vai precisar de carro para se locomover?

Conheça os regulamentos de construção

Ao comprar o terreno, você deve levar em conta os regulamentos de construção, tanto da cidade quando do condomínio: muitos deles regem um limite mínimo de recuo lateral e frontal, sendo que, se o terreno for de esquina ou limítrofe à uma área de preservação ambiental, as regras podem variar ainda mais.

E todas essas regras farão com que você tenha que adequar a casa dos seus sonhos às exigências estabelecidas pela associação de moradores e também pela cidade.

Cheque a documentação do terreno

Além de considerar todos os aspectos físicos do terreno, como infraestrutura e topografia, é importante checar se a documentação dele está em ordem: peça uma certidão de propriedade do terreno atualizada no Cartório de Registro de Imóveis ele permitirá que você tenha segurança na compra, indicando possíveis pendências e irregularidades. 

Pense na casa dos seus sonhos

Por fim, ao levar todos esses elementos em conta, é importante pensar na casa dos seus sonhos: o que você deseja construir é compatível com o terreno que você está considerando, inclusive em termos de investimentos? Se sim, parabéns, você deu um importante passo para concretizar o seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *