Categorias
Sustentabilidade

Como construir com sustentabilidade

Cada vez mais pessoas têm se preocupado com a ecologia, procurando formas de viver bem e em colaboração com o meio ambiente, adotando soluções como veículos elétricos, aquecedores solares e consumindo produtos que não sejam nocivos à natureza e até mesmo em construir casas que não somente valorizem a fauna e a flora, mas também sejam sustentáveis.

Mas afinal, o que caracteriza uma casa sustentável e como construí-la?

O que são casas sustentáveis?

As casas sustentáveis são projetadas para terem total harmonia com a natureza, cercada de verde e com o uso de materiais que não agridem a fauna e a flora local, tais como madeiras, vidros,telhado verde, painéis solares, cisternas, iluminação em LED e outros recursos que diminuem o consumo de energia elétrica, água e gás.

Uma casa sustentável também procura valorizar o bem-estar dos seus ocupantes através de uma imersão ampla na natureza, são construções repletas de áreas de luz e ventilação natural e paisagismo abundante e cuidadosamente elaborado, respeitando a fauna e flora nativa.

Para construir com sustentabilidade, é importante seguir algumas dicas junto com um arquiteto especializado:

Estude o clima da área

É importante que uma casa sustentável esteja em harmonia total com a natureza, e isso implica em aproveitar ao máximo as condições climáticas:

  • Qual a direção em que constuma ventar?
  • Em quais faces do terreno o sol nasce e se põe?
  • Qual é a frequência de chuva no ano?

Essas informações ajudarão a construir um projeto totalmente direcionado para aproveitar a ventilação e iluminação natural para criar ambientes arejados e que não dependem tanto de energia elétrica, ar-condicionado ou ventilador.

Reaproveite a água

Uma forma de maximizar a eficiência sustentável da sua casa é através do reaproveitamento da água: construa uma cisterna e capte a água da chuva e também as que forem descartadas pelas torneiras ou máquina de lavar.

Com uma cisterna, você consegue reutilizar essa água para lavar a calçada ou o carro, regar plantas e outras finalidades que não precisem de água potável, contribuindo com a economia, tanto de recursos naturais quando na conta ao final do mês.

Valorize o sol

É importante que, na hora de construir a sua casa, você valorize o sol, principalmente da manhã, mais fresco e ideal para arejar os quartos e outros ambientes internos. Além disso, é interessante instalar aquecimento solar de água para os banheiros e piscina.

Invista em equipamentos eficientes

Na hora de comprar novos móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e iluminação para a casa nova, priorize equipamentos com altas classificação de eficiência energética, inclusive lâmpadas em LED, que são mais eficientes e duráveis do que as lâmpadas halógenas convencionais.

Invista em telhado verde

O telhado verde é uma tendência cada vez mais comum nas construções sustentáveis em todo o mundo, possuindo um forte apelo sustentável: trata-se de uma camada vegetal feita sob uma base impermeável e que ajuda captar a água da chuva e ajuda a melhorar a qualidade do ar, ao mesmo tempo em que contribui com o conforto térmico e acústico dentro da sua casa.

Com essas dicas, e com o apoio de um profissional especializado, a sua próxima casa estará pronta para contribuir com a sustentabilidade ambiental e com o bem-estar da sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *