Categorias
Casa ou Sobrado

Casa térrea ou Sobrado, qual o melhor?


Na hora de construir o seu novo lar, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre qual a melhor opção, uma casa térrea ou sobrado? 

As duas opções apresentam várias vantagens e desvantagens que, muitas vezes, pode não combinar com o seu perfil e com o que você busca em sua nova casa, sendo importante levar em conta quais são as suas necessidades na hora de construir. Por exemplo, um sobrado tende a ter um quintal maior, porém, uma casa sem escadas pode ser vantajoso caso tenha moradores com idades avançadas ou problemas de locomoção.

Assim, preparamos esse artigo para te ajudar a definir qual o melhor tipo de casa para você e sua família, se térrea ou sobrado, acompanhe!

Vantagens e desvantagens das casas térreas

As casas térreas apresentam várias vantagens em relação aos sobrados, principalmente na hora de construir: você economiza mais em recursos financeiros e materiais, não sendo necessário construir uma série de reforços estruturais ou escadas, exigidos pelos sobrados.

Além disso, a falta de escadas também torna a casa térrea mais segura para crianças, idosos e pessoas com deficiências, diminuindo os riscos de quedas e lesões.

Por fim, as casas térreas permitem uma maior integração dos ambientes internos e externos, podendo ligar sala, cozinha e varanda gourmet rapidamente.

Porém, as casas térreas também apresentam desvantagens em relação aos sobrados, principalmente em lotes menores: uma casa térrea com 3 suítes ocupa uma área de terreno maior do que um sobrado equivalente, mesmo que ambos tenham o mesmo m² total de construção.

Essa limitação de espaço pode, muitas vezes, prejudicar o quintal, não permitindo construir uma piscina ou uma área gramada ampla, assim, as casas térreas podem ser mais vantajosas em terrenos maiores, principalmente se curtir a área externa com a família for uma prioridade na hora de construir.

Vantagens e desvantagens de sobrados

E essa é uma das primeiras vantagens do sobrado: mesmo se o seu terreno for pequeno. você consegue ter mais liberdade para construir o quintal dos seus sonhos, inclusive com a desejada piscina, sem se preocupar com restrições de espaços, por menor que seja o lote.

Os sobrados também são vantajosos para quem valoriza a privacidade, separando com mais eficiência área social da íntima e fazendo com que os seus convidados limitem-se ao espaço de convívio comum.

Por fim, os sobrados também permitem mais liberdade na hora de projetar, não somente por facilitar a distribuição de espaços, mas também no aspecto estético, o potencial de personalização visual é bem maior, permitindo que você consiga expressar a sua personalidade em cada detalhe.

Já as principais desvantagens dos sobrados estão relacionadas às escadas, que potencializam o risco de quedas, lesões e dificultam a movimentação de pessoas com deficiência, e o custo mais elevado devido aos reforços estruturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *